Bengalim do Japão

Lonchura domestica
Dimensões Entre 11 a 12 centímetros, aproximadamente  

Distinção entre os sexos Não existem diferenças exteriores entre os sexos. Os machos possuem um timbre de voz mais elevado do que as fêmeas, quando cantam.  

Temperatura Ambiente Os Bengalins do Japão são aves resistentes. Podem passar o Inverno ao ar livre, desde que disponham de um ninho para pernoitar num abrigo nocturno, isento de correntes de ar, de formação de geadas e de humidade.  

Alimentação Uma boas mistura de sementes para aves tropicais, com um suplemento de milho painço italiano, pequenas quantidades de alimento á base de ovos e alimentos verdes(ervas), constitui uma excelente alimentação para este exóticos tão populares. Deve sempre haver arenito em quantidades suficientes, para que possam satisfazer as suas necessidades digestivas.

 Criação Ao contrário de muitas outras espécies de exóticos, esta procria excelentemente em gaiolas de criação. É preferível manter apenas um casal por gaiola, já que estas aves gostam de trepar aos outros ninhos, o que significa que a criação nem sempre se processa de uma forma fácil. O ninho é construído numa caixa de ninho fechada ou semiaberta, utilizando diversos materiais como feno e fibra de coco. Os Bengalins do Japão, põem entre cinco e sete ovos, que são chocados por ambos os progenitores. As crias nascem ao fim de 14 dias de incubação, aproximadamente e são alimentadas por ambos os progenitores. A plumagem tem lugar com a idade de, aproximadamente, quatro semanas, porém, nesta fase de desenvolvimento, as crias ainda não são capazes de sobreviver por si próprias. Como tal, são ainda alimentadas e tratadas por ambos os progenitores, durante um período de duas semanas, aproximadamente. Quando as crias atingem as seis semanas de vida, podem ser separadas dos progenitores. Este procedimento é recomendável, uma vez que a fémea, normalmente, já está a chocar novos ovos e as crias têm tendência para frequentar os ninhos dos progenitores. Um casal de criação em boas condições pode ter várias gestações por ano, sem quaisquer problemas.

 Informações Adicionais Os Bengalins do Japão são conhecidos pela sua capacidade de adaptação como progenitores adotivos, uma vez que cuidam de uma forma excelente dos ovos e/ ou crias de outras aves (exóticos), se estes forem colocados no seu ninho.

Sem comentários:

Enviar um comentário