Diamante Mandarim

Poephila Guttata


Dimensões
Aproximadamente 11 a 12 centímetros.
Distinção entre os sexos
Na sua forma selvagem, os macho podem ser reconhecidos pelas manchas cor de laranja/castanhas que apresentam nas partes laterais da face. As fêmeas não as têm. No caso das mutações branco/selado, a diferença pode ser detectada no bico. O bico da fêmea tem uma cor mais esbatida.

Temperatura Ambiente
Estas aves australianas incrivelmente populares são muito resistentes e podem passar o inverno num aviário ao ar livre sem problemas, desde que disponham de um ninho de pernoita num abrigo nocturno, que proteja da geada e dotado de bom isolamento.

Alimentação
Estas aves devem ter uma alimentação-base de uma mistura de sementes para aves tropicais, com um suplemento de milho painço italiano, alpiste, e sementes de ervas. De vez quando, também apreciam morrião-dos-passarinhos e outros alimentos verdes, bem com alimento á base de ovos e pequenos insectos, durante a época de gestação. Deve sempre haver arenito em quantidades suficientes, para que possam satisfazer as suas necessidades digestivas.

Criação
Os mandarins são famosos pela sua produtividade. Tanto se reproduzem numa gaiola de criação como aviário em recinto fechado. Se possuir diversos casais, certifique-se de que dispõe de caixas de ninhos em quantidades mais que suficiente. Pode acontecer que as aves se envolvam em brigas pela disputa da mesma caixa de ninho. As dimensões apropriadas das caixas de ninhos devem ser, pelo menos, 10 x 10 x 10 centímetros e podem ser fechadas ou semiabertas,  e geralmente também utilizam gaiolas. O ninho é construído a partir de materiais como corda de sisal e fibra de coco. Em média, põem quatro a seis ovos, e as crias nascem após um período de doze ou treze dias. Estas são alimentadas com todo o tipo de sementes e alimento á base de ovos. Pequenos animais vivos também são apreciados. A plumagem surge após um período aproximado de três semanas, mas as aves continuam a ser alimentadas por mais uma ou duas semanas. Ao fim de dois ou três meses, as crias adquirem a coloração definitiva. Rapidamente  atingem a maturidade, mas é  aconselhável separar os sexos até terem, pelo menos, nove meses de idade. Podem surgir  problemas, caso as aves tenham uma procriação demasiado prematura. Os mandarins podem ter com facilidade três a quatro gestações por época, porém, como tal facto exige demasiado dos progenitores, é recomendável retirar todas as caixas de ninhos após a terceira gestação.

Informações complementares
Os mandarins adaptam-se na perfeição a aficionados de aves principiantes, uma vez que não impõem grandes condições. Além disso, existem tantos padrões de cores e marcas que sempre se encontra alguma que agrade. Se tem interesse por uma das cores especiais, é conveniente contactar uma associação local de criadores de aves. Aves próprias para exibir em exposições raramente se encontram em lojas de animais de estimação.

Sem comentários:

Enviar um comentário