Diamante Estrela

Neochmia ruficauda
Dimensões Aproximadamente 11 e 12 centímetros.  
Distinção entre os sexos Os machos desta espécie possuem uma mascara maior e uma coloração mais escura no ventre do que as fêmeas.  

Temperatura Ambiente Se as aves dispuserem de um abrigo nocturno que as proteja da humidade e o aviário estiver situado num local abrigado das correntes de ar e das geadas, não necessitam de aquecimento.  

Alimentação Estas aves devem ter uma alimentação-base de uma mistura de sementes para aves tropicais, com um suplemento de milho painço italiano, alpiste, alimentos verdes(ervas), pequenas quantidades de alimento á base de ovos e alimentos vivos. Devem dispor sempre de arenito em quantidades suficientes, para que possam satisfazer as suas necessidades digestivas. Criação Os diamante Estrela não são as aves mais fáceis de criar, já que, por vezes, os progenitores abandonam a ninhada ou as crias. Isto acontece porque as são utilizadas para criação quando são ainda demasiado jovens. Em tais casos, põem ovos, mas não fazem mais nada. Quando têm pelo menos um ano de vida, os diamantes estrela estão suficientemente desenvolvidos, do ponto de vista mental, para cuidar do ninho e das crias. O ideal para estas aves é uma caixa de ninho semiaberta, embora, se existir abrigo suficiente, possam construir um ninho no meio da vegetação. Ambos os progenitores constroem o ninho, utilizando feno e corda de sisal. Em média, têm entre quatro a cinco ovos. Tanto o macho como a fêmea chocam os ovos, alternadamente, de onde nascem as crias ao fim de doze ou treze dias, aproximadamente. Com três semanas de vida, surge a plumagem, mas crias continuam a ser alimentadas e tratadas pelos progenitores por mais duas ou três semanas. Quando completam seis semanas de vida, já terão adquirido a plumagem definitiva, sendo possível estabelecer a distinção entre os sexos. Ao longo da época de gestação, deve proporcionar-se às aves uma quantidade diária de alimento à base de ovos e pequenos insectos (mosquitos da fruta, afídeos, etc.). Uma alimentação variada que consista, parcialmente em proteínas animais é essencial, sobretudo para um rápido crescimento das crias. Um casal bem adaptado e em boas condições físicas podem ter duas ou três gestações numa época.

Sem comentários:

Enviar um comentário